Entendendo a psicoterapia 

Já se sabe que a psicologia é um campo que auxilia em aspectos importantíssimos do ser humano, como o cuidado e o tratamento de doenças psíquicas.
A psicoterapia por sua vez, com base nas ciências da psicologia, trabalha com os transtornos emocionais e conflitos internos do ser humano. Assim como a medicina trabalha com a cura dos aspectos físicos, a psicoterapia propõe tratamentos para os problemas da mente.

Como a abordagem psicoterapêutica é escolhida pelo profissional da psicologia? 

Na medida em que a base de conhecimento da psicologia foi se expandindo ele se especializou, ou seja, ao invés de ser dominada por uma única abordagem, a psicologia se ramifica em diferentes pensamentos.
Cada abordagem utilizada nos atendimentos psicológicos ditam qual será utilizada para trabalhar o problema apresentado. 

Mas como assim?
A abordagem aplicada irá considerar os objetivos de cada paciente, aquilo que quer ou está precisando tratar, quais as mudanças esperadas e o tempo esperado dos resultados.

Conheça as principais:

Psicanálise

A psicanálise foi a primeira escola da psicoterapia, tendo como precursor o grandioso Sigmund Freud. 

Nessa abordagem, um pouco mais conhecida, o profissional da psicologia instrui o paciente a trabalhar a mente de maneira a resgatar memórias de seu inconsciente. É através da psicanálise que o ser humano, que no momento vive em conflito, possa resolver problemas do passado que o afetam diretamente no presente.
O analista conduz o paciente a falar sobre seus pensamentos e sentimentos da forma que ele sair,  “fale o que lhe vier a cabeça”, e que muitas vezes nem mesmo o consciente do indivíduo tinha até então acessado desta maneira.

Behaviorismo

O behaviorismo, conhecido também como a psicologia comportamental,  concentra-se na análise de comportamento, ou seja, as modificações das ações do indivíduo em determinadas situações. 

O fundador dessa abordagem foi B. F. Skinner, psicólogo que comprovou que as ações do ser humano são resultados de experiências vivenciadas. Isto é, as condições do ambiente em que ele pertence têm influência direta no seu comportamento.

Terapia cognitivo-comportamental

A partir dos estudos de Skinner, Aaron Beck, que deu origem à abordagem, compreende que cada pessoa possui uma forma de ver o mundo. A Terapia cognitivo-comportamental ou TCC, se baseia na ideia de que nossos comportamentos só são estimulados se os pensamentos e informações que chegam até nós, nos induzem a ter emoções.

O objetivo central da terapia cognitivo-comportamental, é mostrar para o indivíduo que o que têm influência sobre ele, não são os acontecimentos e situações diárias, mas sim como cada um interpreta tais situações.

Humanista
Em resumo a abordagem humanista, entende-se pela terapia centrada em pessoas, ou seja, ela é não-diretiva, partindo do pressuposto de que o paciente é quem possui a responsabilidade pelo andamento e a boa eficácia do seu tratamento.

Esse tipo de abordagem instiga e delibera ao indivíduo, o poder de transformar na melhor pessoa que ele deseja e pode ser.

Na psicologia humanista é papel do psicólogo proporcionar ao seu paciente um ambiente acolhedor, onde através disso, ele consiga crescer e alcançar o melhor de si.

 

Como você deve escolher o psicólogo certo para você? 

  • Procure por indicações

É sempre aconselhável pesquisar por profissionais que pessoas do seu ciclo social já tiveram contato ou já passaram por consultas, a vivência e o testemunho delas, pode te ajudar a decidir, de primeiro contato, qual mais se aproxima da resolução do seu problema.

  • Avalie o quanto se sente à vontade

Nos primeiros atendimentos já é possível identificar diferentes tipos de comportamentos do profissional, coisas das quais faz você se sentir mais retraído ou aqueles que não te instigam a falar e expor seus problemas.
Se a partir do momento em que você sentiu que pode confiar no profissional com o andamento da consulta, insista, com o passar do tempo, a relação entre paciente e profissional tende a se tornar natural.

Qual abordagem ele deve ter?

Qualquer uma das que são reconhecidas no campo da psicologia. Não existe uma abordagem que seja comprovadamente 100% funcional para todo e para todos os problemas. 

As diferentes abordagens citadas acima, oferecem aos profissionais da psicologia diferentes maneiras de entender seu paciente e tratar o problema em questão.

Em linhas gerais, só se descobrirá qual abordagem é mais interessante para você, com a prática. Não se preocupe com a abordagem, pois um dos principais efeitos da psicoterapia está ligado aos fatores comuns, ou seja, aspectos que estão presentes em praticamente todas as abordagens da psicologia, seja de uma forma ou de outra.

  • Marque uma consulta

Não adie sua consulta, mesmo em tempos de pandemia, e isolamento social, é possível realizar consultas para cuidar de você de sua Saúde Mental.
A AmpliaMente é uma plataforma que te conecta diretamente com profissionais da psicologia!⠀

Aqui você encontra o psicólogo que mais se identifica e atenda suas necessidades, adequando a terapia no seu tempo, horário e que caibam nos seus recursos financeiros. ⠀

Acesse nosso site e conheça nossa plataforma!⠀

 

Compartilhar: